Qual o melhor tratamento para as cicatrizes de acne?
Pode ficar tranquila porque hoje vou te explicar exatamente 3 termos que você escuta sempre por aí!
Eu atendi uma paciente que queria tratar cicatrizes de acne. Ela já tinha feito vários procedimentos, peeling, lasers e até microagulhamento, mas não estava ainda satisfeita. E a principal dúvida dela era qual a diferença entre microagulhamento, IPCA® e microagulhamento robótico porque dessa vez, ela queria fazer o que fosse melhor.
NÚMERO 1: vamos começar pelo termo mais conhecido: microagulhamento.
O microagulhamento é um procedimento em que se utiliza um rolo com pequenas agulhas que são passadas na pele para que ela seja perfurada. E para que perfurar a pele? Para que ao cicatrizar, ela produza substâncias que melhoram o colágeno, a cor, os poros, etc.
O problema é que o termo microagulhamento ficou muito popular, porque muitas pessoas, inclusive não médicos, acham que sabem fazer o procedimento. Acham que é só passar o rolo pra lá e pra cá e vai obter resultado.
Não é bem assim. Muitas pessoas já me falaram que fizeram esse procedimento e não gostaram. E quando eu pergunto com quem, sempre é um profissional que não é especialista no assunto.
E aí entra o termo NÚMERO 2: IPCA®.
Essa sigla quer dizer Indução Percutânea do Colágeno com Agulhas.
O IPCA® inclui várias técnicas que usam agulhas. O “microagulhamento” é apenas uma delas. No IPCA® também realizo a RFPM (Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas) e ainda a Tunelização Dérmica. A acne causa diferentes tipos de cicatrizes e para cada uma delas, a técnica correta faz toda a diferença no resultado final do tratamento.
A cicatriz é formada por um colágeno esteticamente ruim, por isso essas fibras precisam ser rompidas para que uma nova cicatrização, com colágeno bom, apareça no lugar. Nos meus resultados com esta e outras técnicas, como lasers, ácidos, preenchimentos, dermoabrasão, para citar algumas, a IPCA® supera em muito as demais pois consegue romper as cicatrizes e produzir bastante colágeno bom.
Saiba mais sobre o tratamento para melasma
“O médico precisa de MUITO treinamento para fazer o IPCA® bem feito”.
Esse é o grande desafio de quem aplica essa técnica. Com conhecimento científico do método e muita prática, os resultados são surpreendentes. Por isso, hoje o IPCA® é tão procurado.
O TERCEIRO e último termo é o microagulhamento robótico.
Esse método utiliza um aparelho que tem agulhas para perfurar a pele e associa a tecnologia de radiofrequência para estimular o colágeno.
Qual o melhor tratamento para as cicatrizes de acne?
Depende.
Para redução de poros, ruguinhas finas, melhora da qualidade da pele, tanto o IPCA® quanto o microagulhamento robótico funcionam bem.
Mas, na minha opinião, para cicatriz de acne, nada é melhor do que o IPCA®, bem feito, claro. Com a vantagem de que pode ser feito com anestesia local.
O resultado do IPCA® depende da técnica de quem aplica, utilizando os melhores instrumentos para romper as fibras das cicatrizes e causar um grande estímulo de colágeno.